quarta-feira, agosto 24, 2011


Mais receitinhas de papinha.

1
Oi meninas, tudo ok??
Bom, hoje a Manúzita Gobuça (apelido nosso rs) faz 7 meses e duas semanas, como eu sou cadastrada no site do Baby center, eu recebo os boletins semanais, sobre desenvolvimento e algumas dicas úteis, o de hoje me deu varias dicas de papinhas, então vou postar aqui, caso alguma mamis não tenha recebido, só não vou digitar porque é meio grandinho então vou no copia e cola rs, detalhe, nosso querido pediatra Drº Milton, nos orientou a dar a mesma papinha por no minimo 5 dias consecutivos, pois vcs devem saber bem que os bebês iniciantes na arte de comer não gostam muito no inicio rs, até pelo fato de estarem acostumados ao sabor leve e adocicado do leite, então insistam pelo menos por esse tempo até ter certeza que o bebê não gostou mesmo ou simplesmente não esta afim de provar.
Lá vai:

Papa de caldo de carne com cenoura e chuchu 

100 gramas de carne (um bife pequeno de carne magra, como coxão duro ou músculo) 
1 cenoura 
1 chuchu 
água filtrada 

Corte a carne em cubinhos e refogue em uma panela com um pouco de óleo vegetal. Acrescente uma pitada de sal e, quando a carne pegar uma corzinha, coloque a cenoura e o chuchu descascados e cortados em pedaços pequenos. Cubra com água filtrada e cozinhe, com tampa, em fogo baixo até que os legumes estejam moles (aperte com um garfo). Separe a carne. Amasse os legumes com um garfo ou passe-os na peneira. Sirva com uma colher, só tomando cuidado para que não esteja quente demais. 

Rende de 2 a 3 porções 

Papa de caldo de carne com abóbora, mandioquinha (ou batata) e cenoura 

100 gramas de carne bovina magra, como coxão duro ou músculo 
1 fatia de abóbora 
1 mandioquinha 
1 cenoura 
água filtrada 

Corte a carne em pedaços e refogue em uma panela com um pouco de óleo vegetal. Quando começar a ficar corada, acrescente a abóbora, a mandioquinha e a cenoura descascadas e grosseiramente cortadas e uma pitada de sal, se desejar. Cubra tudo com água filtrada, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que os legumes estejam moles (a abóbora pode levar mais tempo que a cenoura). Separe a carne e amasse o resto com um garfo ou passe pela peneira. 

Rende de 2 a 3 porções 

Papa de caldo de carne com batata-doce e beterraba 

100 gramas de carne bovina magra, como coxão duro ou músculo 
1 batata-doce pequena 
Meia beterraba 
Água filtrada 

Corte a carne em pedaços e refogue, até começar a pegar cor, em uma panela com óleo vegetal. Acrescente a batata-doce e a beterraba descascadas e cortadas, assim como uma pitada de sal. Adicione a água até cobrir tudo. Tampe e deixe cozinhar até que tudo esteja mole. Retire a carne e amasse a mistura que ficou com um garfo ou passe por uma peneira. 

Rende de 2 a 3 porções 

Papa de caldo de frango com mandioquinha e beterraba 

100 gramas de peito ou coxa de frango (1 filé ou 1 coxa) 
1 mandioquinha 
Meia beterraba 
Água filtrada 

Corte o frango em pedaços pequenos e refogue em uma panela com um fundo de óleo vegetal. Coloque uma pitada de sal e, quando o frango começar a ficar esbranquiçado, junte a mandioquinha e a beterraba descascadas e cortadas. Cubra com água e deixe a sopa cozinhar, com a panela tampada e o fogo baixo, até que os legumes estejam moles. Separe o frango e amasse o resto com um garfo ou passando por uma peneira. 

Rende de 2 a 3 porções 

Papa de caldo de frango com abobrinha, batata e cenoura 
100 gramas de peito ou coxa de frango 
1 abobrinha 
1 cenoura 
1 batata 
Água filtrada 

Com o frango cortado em cubos, aqueça óleo vegetal em uma panela e refogue até que mude de cor. Acrescente então a abobrinha, a batata e a cenoura descascadas e cortadas e uma pitada de sal, se quiser. Cubra tudo com a água e cozinhe lentamente até os legumes amolecerem. Retire o frango e amasse a mistura restante com um garfo ou passe na peneira. 

Rende de 2 a 3 porções 

Papa de caldo de frango com batata-doce e chuchu 

100 gramas de peito ou coxa de frango 
1 batata-doce 
1 chuchu 
Água filtrada 

Corte o frango em pedaços e refogue no óleo vegetal até que esteja esbranquiçado. Junte a batata-doce e o chuchu descascados e cortados e uma pitada de sal, se desejar. Acrescente a água filtrada até cobrir tudo e deixe cozinhando, em fogo baixo, até que tudo esteja mole. Separe o frango e amasse o resto com um garfo ou passe na peneira. 

Rende de 2 a 3 porções 

Outro jeito de se organizar para fazer as sopas ou papas é cozinhar uma panela grande só do caldo: um pedaço de carne magra ou um peito de frango, água filtrada, uma pitada de sal, se quiser um pouco de cebola. Cozinhe tudo em panela tampada ou panela de pressão. Aí você congela o caldo em recipientes pequenos e no dia-a-dia cozinha os outros ingredientes das receitas acima direto no caldo. 

Depois de uma ou duas semanas com essas sopinhas bem básicas, os passos seguintes, que variam conforme o pediatra, serão acrescentar a elas caldo de leguminosas (como feijão, lentilha, grão-de-bico) e verduras (como brócolis, couve, espinafre, escarola), além de passar a incorporar a carne ou frango junto do caldo. Há quem prefira esperar também até aqui para incluir macarrãozinho nas sopas. 

Revisado pela nutricionista Tânia Rodrigues, da RGNutri Consultoria Nutricional



Bjus!!

1 comentários:

Bergilde disse...

Olá Aline!
Conhecendo seu blog e como mãe e blogger digo: párabéns pelos relatos que leio aqui,sua filhota é linda e seu amor aqui declarado fica registrado.
Abraços da Itália,

Postar um comentário